Benefícos da canela

A canela é uma especiaria deliciosa que tem sido aclamada durante séculos pelas suas propriedades medicinais. Atualmente a ciência tem vindo a confirmar os benefícios deste extraordinário condimento.

Benefícos da canela

Informação nutricional

Uma colher de sopa de canela em pó (8g) contém aproximadamente:

  • 19 calorias
  • 0 gramas de lípidos, açúcar e proteína
  • 4 gramas de fibra
  • 68% manganês
  • 8% cálcio
  • 4% ferro
  • 3% vitamina K

Valor diário recomendado para adultos baseado numa dieta de 2000 calorias.

Fonte de antioxidantes

Benefícios da canela

A canela contém uma variedade de antioxidantes que reduzem e neutralizam os radicais livres responsáveis pelo processo de envelhecimento celular. Investigadores já identificaram até à data 41 compostos protetores na canela.

A canela é uma das especiarias do mundo com maior concentração de antioxidantes. Em estudos comparativos a canela obteve uma classificação superior a outras especiarias também conhecidas pelo seu poder antioxidante como o alho, tomilho, rosmaninho e oregano.

Os benefícios da canela devem-se em grande parte ao tipo de antioxidantes presentes na sua composição: os polifenóis, o ácido fenólico e os flavonoides. Estes antioxidantes assemelham-se aos que podem ser encontrados noutros “super-alimentos” como os frutos vermelhos, o vinho tinto e o chocolate negro. Estes componentes combatem o stress oxidativo celular que é o responsável por inúmeras doenças à medida que se dá o envelhecimento.

Os antioxidantes presentes na canela ajudam a reduzir uma variedade de sintomas e doenças devido à sua capacidade de erradicar os radicais livres. Os benefícios da canela incluem a capacidade de reduzir o stress oxidativo que está ligado ao desenvolvimento de doenças degenerativas como Alzheimer, tumores, entre outras.

 

Propriedades anti-inflamatorias

Benefícios da canela

Os antioxidantes presentes na canela possuem propriedades anti-inflamatórias conhecidas por reduzir o risco de doenças cardíacas, cancro e muitas outras. Foram identificados 7 tipos diferentes de flavonoides na canela responsáveis por reduzir significativamente os níveis de inflamação no organismo.

Um dos compostos da canela, o cariofileno, é um conhecido anti-inflamatório. Desta forma, devido à capacidade da canela de reduzir a inflamação, ela tem um papel importante na gestão da dor, reações alérgicas, TPM, entre outros sintomas ligados à dor.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4003790/ 

 

Protege o coração

Benefícios da canela

Estudos comprovaram que a canela ajuda a reduzir alguns fatores de risco de doença cardíaca, reduz o “mau” colesterol, os triglicerídeos e controla a tensão arterial elevada.

Estão presentes na canela determinados compostos que ajudam a diminuir o “mau” colesterol (LDL) enquanto mantêm estáveis os níveis de “bom” colesterol (HDL). Por outro lado, ao controlar a tensão arterial, a canela está também a reduzir o risco de doença cardíaca e de AVC.

 

Combate a diabetes

Benefícios da canela

O consumo da canela ajuda a controlar a diabetes tipo 2, ou seja, a diabetes que não está dependente da insulina. Estudos demonstraram que a canela baixa os níveis de glicose, colesterol e lípidos em pessoas com diabetes tipo 2. A canela ajuda a regular a tensão arterial e os níveis de açúcar no sangue, pelo que a suplementação com canela diminui a necessidade de insulina.

No entanto os medicamentos de controle da doença não devem deixar de ser tomados da forma habitual.

A dosagem ideal é uma colher de café por dia, que equivale a cerca de 6 gramas.

A canela não deve ser usada na diabetes gestacional dado que pode provocar contração uterina.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/14633804

 

Protege o cérebro

Benefícios da canela

Estudos indicam que o extrato de canela tem a capacidade de estimular o cérebro e, inclusivamente, ajudar no tratamento do Alzheimer. A canela possui propriedades que impedem o acumular de toxinas no cérebro o que vai ajudar a controlar a perda de memória. Também foi demonstrado que a canela tem a capacidade de melhorar umas das proteínas vitais à aprendizagem e memória.

Quando ingerimos canela ela é transformada em benzoato de sódio pelo nosso organismo, este composto, por sua vez, protege os neurónios, estabiliza a células cerebrais e melhora os processos de comunicação dentro do cérebro.

 

Pode ajudar a reduzir o risco de cancro

Por ter na sua composição antioxidantes a canela pode proteger-nos dos danos no DNA, mutações celulares e travar o crescimento de tumores. Estudos recentes indicam que o cinamaldeído, substancia presente na canela e que lhe confere o seu odor característico, apresenta alguma atividade anticancerígena.

 

Combate infeções e vírus

Benefícios da canela

A canela pode atenuar vários tipos de vírus e infeções. Ao estimular o sistema imunológico a canela melhora a resposta do organismo contra gripes e resfriados.

A receita típica para combater um resfriado com canela é fazer o seguinte chá:

  • 1 pau de canela
  • ½ limão siciliano
  • 4 rodelas de gengibre
  • ½ litro de água

Junte todos os ingredientes numa panela e deixe ferver cerca de 5 minutos. Coe e beba morno.

 

Contribui para o emagrecimento

Benefícios da canela

Por ser uma especiaria termogênica a canela aumenta o gasto calórico do organismo contribuindo para acelerar o processo metabólico. Estudos demonstraram que os alimentos termogênicos podem acelerar o metabolismo até 10% o que tem por consequência a perda de peso.

 

Protege os dentes e mantém o hálito fresco

Benefícios da canela

A canela elimina as bactérias responsáveis pelo mau hálito. Chupar ou mastigar um pedaço de canela após as refeições ajuda a manter um hálito agradável.

 

Pode ajudar e prevenir e curar a candidíase

Devido às suas propriedades fungicidas a canela é eficaz no tratamento da candidíase ao impedir o crescimento de bactérias e fungos.

 

Proteje a pele

Benefícios da canela

As propriedades antimicrobianas da canela ajudam a prevenir e tratar a acne e a diminuir os poros dilatados. Para fazer uma máscara de canela junte uma colher de mel e uma colher de canela em pó até obter uma pasta e aplique no rosto. Deixe atuar durante 10 minutos e enxágue com água morna.

 

Combate as alergias

Benefícios da canela

Estudos recentes demonstraram que a canela pode ser útil na diminuição dos sintomas alérgicos através da redução da inflamação e do combate à histamina no corpo.

 

Pode ser usado como adoçante

A canela tem um sabor adocicado pelo que é ideal para adoçar café, sucos, leite entre outros alimentos sem ter de recorrer ao açúcar.

 

As diferentes espécies de canela

Atualmente podemos encontrar à venda essencialmente duas variedades de canela: a canela do ceilão e a canela chinesa (também conhecida por cássia).

A canela do ceilão é considerada a verdadeira canela e provém da planta Cinnamomum zeylanicum. Esta canela é mais difícil de encontrar e o seu preço mais elevado, possui um sabor doce e delicado ao contrário da canela de cássia que tem um sabor mais forte. A única forma de distinguir as duas variedades quando se encontram em pó é lendo o rótulo. No caso da canela em pau é possível distinguir-se as variedades dado que a canela do ceilão é mais delgada e possui várias capas sobrepostas enquanto que a canela da china é mais grossa e apresenta uma só camada ligeiramente enrolada. A canela do ceilão parte-se facilmente ao contrário da variedade da china que é mais rija.

A maior diferença entre os dois tipos de canela são os níveis de cumarina que na canela do ceilão são baixos enquanto na canela chinesa estes são bem mais elevados. A cumarina é uma substância com propriedades anticoagulantes elevadas pelo que se deve evitar consumir em grandes doses devido aos seus riscos para a saúde.

Canela "verdadeira"
Canela “verdadeira”
Canela "falsa"
Canela “falsa”

A história da canela

A canela é uma especiaria conhecida desde a antiguidade, tendo sido importada do Egito por volta de 2000 AC. A canela tornou-se uma especiaria altamente cobiçada e era usada como oferenda aos Deuses para monarcas. No século XVI começou a ser trazida do Oriente para a Europa e, sendo um bem escasso, era extremamente valorizada.

Contra-indicações e interações da canela

Efeitos secundários: A canela geralmente não provoca quaisquer efeitos secundários, no entanto o consumo exagerado pode provocar irritações cutâneas na boca e lábios. Em algumas pessoa pode provocar reações alérgicas.

Riscos: A ingestão de grandes quantidades de canela cássia pode ser tóxica, especialmente em pessoas com problemas de fígado. A canela provoca uma diminuição do açúcar no sangue pelo que os diabéticos devem ajustar a sua dose de medicação caso tomem suplementos de canela.

Interações: Antes de iniciar a toma de suplementos de canela deve-se sempre consultar um médico devido à interação que estes podem ter com vários medicamentos.

0 Comments

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *