A canela é uma especiaria deliciosa que tem sido aclamada durante séculos pelas suas propriedades medicinais. Atualmente a ciência tem vindo a confirmar os benefícios deste extraordinário condimento.
Informação nutricional
Uma colher de sopa de canela em pó (8g) contém aproximadamente:
- 19 calorias
- 0 gramas de lípidos, açúcar e proteína
- 4 gramas de fibra
- 68% manganês
- 8% cálcio
- 4% ferro
- 3% vitamina K
Valor diário recomendado para adultos baseado numa dieta de 2000 calorias.
Fonte de antioxidantes
A canela contém uma variedade de antioxidantes que reduzem e neutralizam os radicais livres responsáveis pelo processo de envelhecimento celular. Investigadores já identificaram até à data 41 compostos protetores na canela.
A canela é uma das especiarias do mundo com maior concentração de antioxidantes. Em estudos comparativos a canela obteve uma classificação superior a outras especiarias também conhecidas pelo seu poder antioxidante como o alho, tomilho, rosmaninho e oregano.
Os benefícios da canela devem-se em grande parte ao tipo de antioxidantes presentes na sua composição: os polifenóis, o ácido fenólico e os flavonoides. Estes antioxidantes assemelham-se aos que podem ser encontrados noutros “super-alimentos” como os frutos vermelhos, o vinho tinto e o chocolate negro. Estes componentes combatem o stress oxidativo celular que é o responsável por inúmeras doenças à medida que se dá o envelhecimento.
Os antioxidantes presentes na canela ajudam a reduzir uma variedade de sintomas e doenças devido à sua capacidade de erradicar os radicais livres. Os benefícios da canela incluem a capacidade de reduzir o stress oxidativo que está ligado ao desenvolvimento de doenças degenerativas como Alzheimer, tumores, entre outras.
Propriedades anti-inflamatorias
Os antioxidantes presentes na canela possuem propriedades anti-inflamatórias conhecidas por reduzir o risco de doenças cardíacas, cancro e muitas outras. Foram identificados 7 tipos diferentes de flavonoides na canela responsáveis por reduzir significativamente os níveis de inflamação no organismo.
Um dos compostos da canela, o cariofileno, é um conhecido anti-inflamatório. Desta forma, devido à capacidade da canela de reduzir a inflamação, ela tem um papel importante na gestão da dor, reações alérgicas, TPM, entre outros sintomas ligados à dor.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4003790/
Protege o coração
Estudos comprovaram que a canela ajuda a reduzir alguns fatores de risco de doença cardíaca, reduz o “mau” colesterol, os triglicerídeos e controla a tensão arterial elevada.
Estão presentes na canela determinados compostos que ajudam a diminuir o “mau” colesterol (LDL) enquanto mantêm estáveis os níveis de “bom” colesterol (HDL). Por outro lado, ao controlar a tensão arterial, a canela está também a reduzir o risco de doença cardíaca e de AVC.
Combate a diabetes
O consumo da canela ajuda a controlar a diabetes tipo 2, ou seja, a diabetes que não está dependente da insulina. Estudos demonstraram que a canela baixa os níveis de glicose, colesterol e lípidos em pessoas com diabetes tipo 2. A canela ajuda a regular a tensão arterial e os níveis de açúcar no sangue, pelo que a suplementação com canela diminui a necessidade de insulina.
No entanto os medicamentos de controle da doença não devem deixar de ser tomados da forma habitual.
A dosagem ideal é uma colher de café por dia, que equivale a cerca de 6 gramas.
A canela não deve ser usada na diabetes gestacional dado que pode provocar contração uterina.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/14633804
Protege o cérebro
Estudos indicam que o extrato de canela tem a capacidade de estimular o cérebro e, inclusivamente, ajudar no tratamento do Alzheimer. A canela possui propriedades que impedem o acumular de toxinas no cérebro o que vai ajudar a controlar a perda de memória. Também foi demonstrado que a canela tem a capacidade de melhorar umas das proteínas vitais à aprendizagem e memória.
Quando ingerimos canela ela é transformada em benzoato de sódio pelo nosso organismo, este composto, por sua vez, protege os neurónios, estabiliza a células cerebrais e melhora os processos de comunicação dentro do cérebro.
Pode ajudar a reduzir o risco de cancro
Por ter na sua composição antioxidantes a canela pode proteger-nos dos danos no DNA, mutações celulares e travar o crescimento de tumores. Estudos recentes indicam que o cinamaldeído, substancia presente na canela e que lhe confere o seu odor característico, apresenta alguma atividade anticancerígena.
Combate infeções e vírus
A canela pode atenuar vários tipos de vírus e infeções. Ao estimular o sistema imunológico a canela melhora a resposta do organismo contra gripes e resfriados.
A receita típica para combater um resfriado com canela é fazer o seguinte chá:
- 1 pau de canela
- ½ limão siciliano
- 4 rodelas de gengibre
- ½ litro de água
Junte todos os ingredientes numa panela e deixe ferver cerca de 5 minutos. Coe e beba morno.
Contribui para o emagrecimento
Por ser uma especiaria termogênica a canela aumenta o gasto calórico do organismo contribuindo para acelerar o processo metabólico. Estudos demonstraram que os alimentos termogênicos podem acelerar o metabolismo até 10% o que tem por consequência a perda de peso.
Protege os dentes e mantém o hálito fresco
A canela elimina as bactérias responsáveis pelo mau hálito. Chupar ou mastigar um pedaço de canela após as refeições ajuda a manter um hálito agradável.
Pode ajudar e prevenir e curar a candidíase
Devido às suas propriedades fungicidas a canela é eficaz no tratamento da candidíase ao impedir o crescimento de bactérias e fungos.
Proteje a pele
As propriedades antimicrobianas da canela ajudam a prevenir e tratar a acne e a diminuir os poros dilatados. Para fazer uma máscara de canela junte uma colher de mel e uma colher de canela em pó até obter uma pasta e aplique no rosto. Deixe atuar durante 10 minutos e enxágue com água morna.
Combate as alergias
Estudos recentes demonstraram que a canela pode ser útil na diminuição dos sintomas alérgicos através da redução da inflamação e do combate à histamina no corpo.
Pode ser usado como adoçante
A canela tem um sabor adocicado pelo que é ideal para adoçar café, sucos, leite entre outros alimentos sem ter de recorrer ao açúcar.
As diferentes espécies de canela
Atualmente podemos encontrar à venda essencialmente duas variedades de canela: a canela do ceilão e a canela chinesa (também conhecida por cássia).
A canela do ceilão é considerada a verdadeira canela e provém da planta Cinnamomum zeylanicum. Esta canela é mais difícil de encontrar e o seu preço mais elevado, possui um sabor doce e delicado ao contrário da canela de cássia que tem um sabor mais forte. A única forma de distinguir as duas variedades quando se encontram em pó é lendo o rótulo. No caso da canela em pau é possível distinguir-se as variedades dado que a canela do ceilão é mais delgada e possui várias capas sobrepostas enquanto que a canela da china é mais grossa e apresenta uma só camada ligeiramente enrolada. A canela do ceilão parte-se facilmente ao contrário da variedade da china que é mais rija.
A maior diferença entre os dois tipos de canela são os níveis de cumarina que na canela do ceilão são baixos enquanto na canela chinesa estes são bem mais elevados. A cumarina é uma substância com propriedades anticoagulantes elevadas pelo que se deve evitar consumir em grandes doses devido aos seus riscos para a saúde.


A história da canela
A canela é uma especiaria conhecida desde a antiguidade, tendo sido importada do Egito por volta de 2000 AC. A canela tornou-se uma especiaria altamente cobiçada e era usada como oferenda aos Deuses para monarcas. No século XVI começou a ser trazida do Oriente para a Europa e, sendo um bem escasso, era extremamente valorizada.
Contra-indicações e interações da canela
Efeitos secundários: A canela geralmente não provoca quaisquer efeitos secundários, no entanto o consumo exagerado pode provocar irritações cutâneas na boca e lábios. Em algumas pessoa pode provocar reações alérgicas.
Riscos: A ingestão de grandes quantidades de canela cássia pode ser tóxica, especialmente em pessoas com problemas de fígado. A canela provoca uma diminuição do açúcar no sangue pelo que os diabéticos devem ajustar a sua dose de medicação caso tomem suplementos de canela.
Interações: Antes de iniciar a toma de suplementos de canela deve-se sempre consultar um médico devido à interação que estes podem ter com vários medicamentos.
Suelia viana
29 Julho, 2017Boa matéria gostei mto
beneficios-saude
31 Julho, 2017Obrigado Suelia! Já leu a matéria sobre o Gengibre?
https://www.beneficios-saude.com/gengibre/
Fátima
6 Agosto, 2017Amei a matéria gostei
Benefícios Saúde
7 Agosto, 2017Obrigado Fátima!
Já leu a matéria sobre o Gengibre?
https://www.beneficios-saude.com/gengibre/
Maria jose
27 Novembro, 2017Obrigada por todas estas receitas
Maria jose
27 Novembro, 2017Obrigada por estas receitas
Irany Barreto
1 Maio, 2018Gostei demais da matéria, muito bem elaborada.
Agradecida
NIRA
Vera Lúcia BSilva
16 Maio, 2018Gostei muito, a matéria é muito eficaz assim como a canela e o gengibre
Weslane
23 Maio, 2018Bem explicado. Muito bom.
Elson
26 Junho, 2018Muito! Isso foi um realmente maravilhoso post.
Muito obrigado pela fornecendo esta informação.
Clementina Gomes
29 Setembro, 2019Gosto muito de uma alimentação saudável agradeço de aprender